Fonte: Núcleo de Cirurgia da Pele e
Oncologia Cutânea do Hospital Mãe de Deus
Câncer de Pele: Tipos de Cirurgia

Convencional ou
Tradicional

Uma área pré-estabelecida, chamada de margem de segurança ou margem oncológica, é retirada ao redor do tumor visível e realizado o fechamento do defeito cirúrgico.

A cirurgia demora 30 minutos a duas horas e é realizada com anestesia local na maioria dos casos. O material retirado é encaminhado ao laboratório para exame. De 2% a 5% das amostras do tecido são preparadas para avaliação (tipo pão fatiado).

Embora seja frequentemente a mais realizada, é a cirurgia com menor eficácia e a que apresenta maiores limitações para tratamentos de tumores mais complexos. É mais utilizada para tumores fora da face.

Controle Anatomopatológico
Pós-operatório

Semelhante ao método convencional, com as mesmas margens de segurança. Entretanto, o material retirado sofre um preparo diferente no momento da cirurgia, em que é fixado numa superfície plana, com marcação e desenho dos pontos de referência superior, inferior, lateral, medial e profundo

No laboratório, o tecido é preparado com o auxílio do cirurgião e a quase totalidade das margens (mais de 90%) é avaliada.

É a cirurgia com excelente eficácia de retirada tumoral, muito superior em relação a convencional.

Controle Anatomopatológico
Transoperatório

Também Chamada de Cirurgia de "Mohs" , "Mohs - Like" ou Micrográfica.

Cirurgia e exame são realizados no mesmo dia, de maneira sequencial.

Inicia-se com uma área de ressecção menor, em relação às outras técnicas, e procede-se a avaliação anatomo-patológica das margens em um laboratório. Caso haja tumor, marca-se o local exato em um mapa cirúrgico e procede-se uma nova fase de ressecção, até que não se tenha mais tumor microscópico observado. É examinado 100% das margens e cada fase demora de uma a duas horas, sendo o período total de procedimento variável entre três e 12 horas, ou mais em ocasiões mais complexas.

Também é feita com anestesia local e o paciente aguarda enquanto o exame é executado. É o procedimento com maiores taxas de cura e com menor possibilidade do dano funcional ou estético. Entretanto, necessita de equipe treinada e estrutura especial para ser realizada, além de ser a mais demorada e com maior custo.

Contato Envie um e-mail Locais de atendimento Entre em contato
Centro
(Oncoderma)
51 3022 2223
51 3084 2224

Petrópolis
51 3335 3388

Menino Deus
(Hospital do Câncer)
51 3230 6000
51 9246 9538